Ao longo da história, a humanidade enfrentou vários momentos de pandemias, entre eles a cólera, a Peste Bubônica, varíola, gripes espanhola, asiática, Hong Kong e suína, o tifo, e neste momento a da Covid-19, causada pelo novo Coronavírus. A cada um destes episódios, aprendemos e reafirmamos a importância de adquirirmos e aperfeiçoarmos nossos hábitos de higiene pessoal e dos ambientes ao nosso convívio.

Para implementarmos um bom processo de higiene, é necessário entendê-lo nas suas particularidades.

  • Limpeza: Conjunto de operações que buscam remover os resíduos presentes em uma superfície.
  • Desinfecção: Operação que busca a eliminação de microrganismos e vírus, que podem provocar riscos para a saúde.
  • Higienização: Esta é a combinação dos processos de limpeza e desinfecção, somado ao uso de agentes químicos e físicos.

Além das etapas da higienização, é importante também lembrar que esta metodologia deve contemplar as mais variadas áreas da limpeza, sendo essencial não apenas dentro dos ambientes de trabalho e industrial, mas também em nossos ambientes domiciliares e higiene pessoal.

 

Requisitos para um higienização correta

  1. Utilizar os equipamentos de proteção (EPI’s) adequados (luvas, botas, aventais, óculos de proteção, entre outros), todos com a devida especificação de proteção ao agente químico, físico e biológico, ao qual estaremos expostos.
  2. Retirar, com o uso das ferramentas adequadas, a maior quantidade possível de resíduos antes começar a lavagem. Isso permitirá uma economia e eficiência no consumo dos detergentes e de água.
  3. Na lavagem, utilizar detergentes compatíveis com as superfícies e os materiais a serem lavados, observando todos os cuidados na manipulação. Importante ressaltar, que a maioria dos detergentes de uso profissional possuem propriedades tensoativas especialmente elaboradas, não sendo sua principal característica a espumação. Detergentes muito espumantes propiciam maior tempo na realização da tarefa e maior consumo de água para sua eliminação.
  4. O enxague é de suma importância, lembre-se que, até aqui, realizamos 80% do processo de higienização.
  5. Os 20% restantes são responsabilidade da etapa de desinfecção, que garantirá a segurança do nosso processo. Por isso certifiquem-se antes da aquisição, o desinfetante mais adequado para a sua operação. Verifique se o produto possui registro nos órgãos reguladores (Ministério da Saúde e ANVISA), qual seu principio ativo e qual sua diluição para a desinfecção. Desinfetantes diluídos além do recomendado perdem sua eficiência. É muito comum as pessoas não observarem este detalhe, por isso leiam, atentamente as instruções no rótulo, esta prática vai lhe garantir o resultado esperado. Uma dica é darem preferência a produtos mais concentrados. Desde que utilizados de forma correta, propiciam melhor custo financeiro e ambiental.

 

Estes cuidados simples, mas de extrema importância, irão agregar mais eficiência e segurança nos seus processos e no combate ao Coronavírus, uma vez que, higiene sempre foi e sempre será, uma das principais formas de prevenção.

A Plastiminas possui profissionais especializados para auxiliar na indicação de produtos e orientar na implementação destes nos processos. Solicite um orçamento através dos nossos canais de contato: 

Whatsapp: (31) 99885-4112    //    Email: contato@plastiminas.com.br

Deixe uma mensagem

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentário

Nome

Email

Url


Open chat